segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOTA DO COMITÊ DOROTHY: SEXTO ANO DO MARTÍRIO DA MISSIONÁRIA DOROTHY STANG

12 de fevereiro de 2011, seis anos do martírio de irmã Dorothy Stang. Nestes seis anos, o Comitê Dorothy lutou incansavelmente para levar a julgamento todos os envolvidos no brutal assassinato da missionária. Como resultado dessa luta, todos foram condenados (pistoleiros, intermediário e os dois mandantes). Entretanto, como na grande maioria das vezes, a justiça dos homens se põe a serviço dos poderosos, o principal mandante, Regivaldo Pereira Galvão, por força de Habeas Corpus concedido pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO, foi libertado 19 dias depois de ser condenado a 30 anos em cárcere privado. Esse fato continua deixando em todos nós militantes dos direitos humanos o sentimento de indignação.
Porém, neste sexto ano, nós do Comitê Dorothy não estamos gritando por justiça, embora continuemos lutando para que ela aconteça em todos os lugares. Estamos querendo discutir e refletir sobre o legado deixado por irmã Dorothy – Uma sagrada herança a ser defendida.
Durante uma semana fizemos memória e reafirmamos o nosso compromisso com a defesa dessa herança. Comprometer-se com essa herança para nós é comprometer-se com a defesa da VIDA- de Vida digna para todos e todas. É comprometer-se com um projeto de desenvolvimento justo e sustentável para a Amazônia. É comprometer-se com a reforma agrária que garantirá o direito Divino de acesso a terra para todos que nela querem produzir. É ter a coragem e a persistência de ficar ao lado do povo lutando contra a ação ambiciosa e depredadora do Agronegócio.
Assim, temos certeza que nossa Irmã Dorothy, caminhará sempre ao nosso lado fortalecendo e animando o nosso sonho e a nossa luta pela construção de um mundo de justiça e paz.

DOROTHY VIVE! SEMPRE! SEMPRE! SEMPRE!

Belém, 17 de fevereiro de 2011

Nenhum comentário: