sábado, 17 de abril de 2010

CARTA DE AGRADECIMENTO

Caros amigos (as)

Em 12 de fevereiro de 2005, a opinião pública nacional e internacional, foi sacudida pela noticia da morte violenta de Irmã Dorothy Mae Stang.

Em 12 de abril de 2010, 5 anos e dois meses depois, a opinião pública nacional e internacional foi novamente sacudida pela condenação de 30 anos de reclusão de um dos fazendeiros mandantes do cruel assassinato.

Esta é uma mensagem de agradecimento, pelo que cada entidade e cada indivíduo fez: desde as reuniões para as atividades durante o júri, a preparação do acampamento Dorothy Vive na Praça Felipe Patroni, até o final do julgamento pelo Tribunal do Júri de Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, um dos fazendeiros mandantes responsáveis pelo crime, em que a justiça prevaleceu.

Desde que iniciamos as atividades como Comitê, temos em mente que se trata de um projeto de vida e não apenas de algumas ações pontuais de combate a impunidade. É projeto de vida em duas dimensões: porque a luta é difícil e longa, e porque a impunidade gera mais mortes. Talvez seja muito importante destacar esse lado negativo, porque a impunidade, gera além de mortes, a exclusão social, o trabalho escravo, a devastação da natureza. Essa é a agenda da impunidade.

Pensando, em função da ocasião, na Justiça feita, sentimo-nos desafiados a seguir adiante nessa luta árdua, contando com o indispensável apoio de vocês. Essa mensagem é de agradecimento, mas é também uma mensagem de desafio, para que o seu envolvimento pessoal e da entidade a qual você pertence, possa ser ainda maior no próximo dia 30 de abril, data em que irá sentar no banco dos réus, o outro fazendeiro mandante do assassinato de Irmã Dorothy, Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão.

Vamos concentrar nossas forças nessa nova tarefa e, para isso, aqui fica o nosso apelo, para que cada pessoa ponha nela seu coração.

Recebam, portanto, nossos sinceros agradecimentos, e um grande abraço de todos nós, em particular, aos trabalhadores rurais que, em diversos municípios desse Pará afora, tem se dedicado e apoiado a nossa causa com toda a dignidade da participação coletiva, e com o compromisso de sempre lutar por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna como sempre Irmã Dorothy desejou.

COMITE DOROTHY

2 comentários:

Anônimo disse...

Lirugicamente estamos vivendo o tempo Pascual, tempo que nao pode passar desapercebido nem tao poco designificado. No parodoxo deste tempo vivemos entre esxperiencias de morte e ressurreicao. Confirmando a afirmacao de irma Zenilda estamos vivendo com Dorothy um momento de ressurreicao. Que esta alegria nos anime a viver e lutar por mais e mais sinais de ressureicao na vida e na caminhada de nosso povo.

Blogat disse...

E que a VIDA possa sempre ser celebrada!Com justiça e fraternidade.