A Secretaria de Direitos Humanos deverá acompanhar os julgamentos de Vitalmiro Bastos de Moura (Bida) e Regivaldo Pereira Galvão (Taradão), supostos mandantes do assassinato da missionária Dorothy Stang ocorrido em Anapu (PA), em 12 de fevereiro de 2005.
A secretaria confirmou o envio de dois dirigentes, além de representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH).
A medida atende a pedido das irmãs da congregação Notre Dame de Namur, da qual fazia parte Dorothy Stang. As irmãs também pedem que o Ministério da Justiça acompanhe os julgamentos. O ministério informou que estudará a possibilidade de enviar representantes assim que receber o pedido.
Além dos “observadores institucionais”, as irmãs pedem “atenção” da seccional paraense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da OAB nacional “para condutas profissionais que margeiam ética e leis”.
No dia 31 de março, os advogados de defesa de Vitalmiro, conseguiram adiar o julgamento em 2ª instância, marcado para aquela data. A defesa não compareceu ao júri, o que forçou a convocação da defensoria pública e o estabelecimento de nova data para o julgamento: 12 de abril.
A defesa de Vitalmiro protocolou, no dia 31 de março, um pedido de adiamento do júri argumentando que o pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para a soltura de Bida, preso desde o dia 4 de fevereiro, ainda não havia sido analisado. O habeas corpus não tem efeito suspensivo sobre o julgamento. O relator do pedido no STF, ministro Cezar Peluso, ainda não emitiu parecer.
As irmãs de Notre Dame pedem mobilização da sociedade civil para os julgamentos e reiteram “a continuidade da violência e dos crimes em Anapu”.
Para a irmã Rebeca Spires, há relação entre a violência e a impunidade. “O fato de esses mandantes estarem impunes faz com que os crimes continuem lá em Anapu, assim como ocorre em outros lugares porque a impunidade é generalizada”.
“Essa questão da impunidade faz perpetuar os crimes. Isso é uma vergonha para o Pará, para o Brasil. Enquanto não quebra essa impunidade, o crime organizado continua”, assinalou a missionária.
Vitalmiro Bastos de Moura foi condenado a 30 anos de prisão em 2008, no primeiro julgamento, e teve o benefício previsto em lei que prevê um novo júri para condenados a mais de 20 anos de prisão. No segundo julgamento, ocorrido em 2009, ele foi absolvido. O Ministério Público recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que anulou a sentença.
O julgamento de Regivaldo Pereira Galvão está previsto para o dia 30 de abril. A Agência Brasil tentou ouvir os advogados de defesa de Regivaldo e Vitalmiro, mas não recebeu retorno.
2 comentários:
O REGIVALDO É UM SERVO DO SENHOR JESUS, QUANTO A IRMÃ DOROTHY JÁ NÃO POSSO DIZER O MESMO, COMO O SEU PRÓPRIO DOCUMENTÁRIO PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DECLARAM: "ELA PODERIA SER CONHECIDA COMO O "anjo" DA AMAZÔNIA MAS PARA NÓS ELA ERA O DEMONIO.Agora eu pergunto se esta mulher que é chamada de irmã, é distinguida por uns como DEMONIO como a mesma pode ter cometido boas ações.
São questionamentos intrigantes,mas garanto que a GRANDE IRMÃ DOROTHY não cometeu boas ações no Pará,me falaram que ela era até Lésbica como pode né,realmente estamos vivendo dias frustantes onde Padres e freiras comentem pedofilia e homossexualismo.
É que pena que isso não é difundido na mídia porque infelizmente a Igreja Católica mas conhecida como (A BESTA FERA DESTE MILÊNIO) domina esta.Sou cristão e conheço a persiguição contra homens de DEUS sei que O SENHOR IRÁ HONRAR O REGIVALDO,porque por mas que a irmã dorothy fosse ruim, temos conhecimento que ele não tem envolvimento com este caso,é somente uma tentativa da justiça mostrar para o EUA(DOMINADORES) que a JUSTIÇA BRASILEIRA conseguiu colocar atrás das grades INOCENTES E PAIS DE FAMÍLIA.É bem provável que esse comentário não seja aceito porque mas uma vez irão abafar a verdade,desafio o indivíduo moderador desse site,que deixe esse comentário,dando oportunidade de que todos aqueles que são manipulados pela mídia possam ver a outra face dessa história. AH para mas informações acesse o site www.regivaldoinocente.com.br.Obrigado!
E isso,agora?
Postar um comentário