sexta-feira, 28 de outubro de 2011

COMITÊ DOROTHY ADVERTE: CUIDADO COM AS NOTÍCIAS QUE CIRCULAM PELA INTERNET


A matéria publicada no dia 27 de outubro no site do UOL notícias, intitulada " PARALISAÇÃO DE BELO MONTE É COMANDADA POR BISPO", contém informações que não correspondem a realidade dos fatos. Membros do Comitê Dorothy participaram da ocupação do canteiro de obra de Belo Monte, uma deliberação dos indígenas e pescadores acatada pelos movimentos sociais que estavam no Seminário Mundial contra Belo Monte nos dias 25, 26 e 27/10 em Altamira. Dom Erwin, Bispo da Prelazia do Xingu, que não se encontrava em Altamira, estava fora do Brasil, é acusado de liderar e se fazer presente nessa ocupação. É obvio que se ele estivesse em Altamira certamente teria estado ao  lado dos manisfestantes. 
Leia a notícia abaixo  e confira como se fabrica notícia de forma leviana em nosso país.


Paralisação de Belo Monte é comandada por bispo

A tomada dos canteiros de obra da usina de Belo Monte, no Pará, é liderada por Dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingu. Neste momento, o bispo está presente no canteiro de obras, com cerca de 200 índios.

Informações obtidas com fontes ligadas ao consórcio construtor da usina dão conta de que novos ônibus, com centenas de manifestantes, estão a caminho do canteiro da hidrelétrica. O movimento é puxado pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA) e pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). A Comissão Pastoral da Terra também participa do movimento.

O bispo Kräutler tem um histórico de protesto contra a construção de Belo Monte. A Prelazia do Xingu é um tipo de divisão eclesiástica criada para atender a necessidade específica de uma região ou de um grupo de fiéis. Elas funcionam como "igrejas particulares", por isso têm clero e pastor próprios.

Segundo fontes do consócio Belo Monte, os índios chegaram ao local e pediram que todos os funcionários tirassem seus uniformes de trabalho, usando apenas roupas comuns. Os manifestantes conseguiram a paralisação imediata da obra e cobram a presença do governo federal para negociar a saída do local.

(André Borges - Valor)
Fonte ( UOL Notícia, publicado 27.10/ 20:14)

Nenhum comentário: