quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

''Muitas ameaças de morte vieram junto com Belo Monte, por eu ser contra a usina'', diz Dom Erwin Kräutler

Assim como a missionária norte-americana Dorothy Stang, assassinada há cinco anos por contrariar os interesses de grileiros da Amazônia, o bispo da Prelazia do Xingu e presidente do Conselho Indigenista Missionário, Dom Erwin Kräutler, assume os riscos de sua opção por defender os direitos humanos da população pobre da região.
Ameaçado de morte por ter denunciado crimes, como o abuso sexual de menores por homens ricos de Altamira (PA), Dom Erwin, como é conhecido, vem sendo criticado por se opor ao projeto do governo federal de construir a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), obra que irá deslocar famílias ribeirinhas e povos indígenas, modificando a biodiversidade local.
Confira entrevista com o missionário, em que ele fala sobre a impunidade de crimes, como o que matou Dorothy e sua visão sobre a construção de usinas, que vêm sendo impostas ao povo amazônico por empresas e governantes.

Para ler a entrevista completa clique no nome do entrevistado acima.

A entrevista é de Fabíola Munhoz e publicada por Amazonia.org.br, 17-02-2010.

Um comentário:

Blogat disse...

Muito importante este canal de denúncia e esclarecimento.E mais importante que seja divulgado para atingir mais e mais pessoas.Tenho lido com atenção e tomado conhecimento das coisas como elas são,e não apenas como os jornais(sou do RJ)noticiam.
Continuem firmes.Grande abraço Maria Alice