sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010

Acompanhe a programação em preparação da Campanha da Fraternidade 2010.

Esta Campanha da Fraternidade tem tudo para ser uma das mais participativas dos últimos anos. Pois além de ser ecumênica e, por isso, ampliar o raio de igrejas participantes, ela trás um tema muito instigante para os dias atuais: a economia.
Vale lembrar que o tema foi escolhido ecumenicamente por uma comissão de representantes das igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC - antes da crise econômica mundial mais recente que combaliu os alicerces do neoliberalismo, fazendo com que os maiores bancos do mundo entrassem em bancarrota e apelassem por socorro ao Estado.
Por se tratar de um tema amplo - "Economia e vida" - dá para abordar várias facetas da realidade social de nossas comunidades: miséira, desigualdade social, degradação ambiental, alternativas populaes de produção e consumo de bens, economia popular e solidária, etc. Tudo isto sustentato pela provocação do lema - "vocês não podem servir a Deus e ao diheiro" - que nos remete a uma opção entre os valores do Reino, que são justiça e paz, e os valores do mundo, que são o consumismo e a dominação de uma pessoa sobre a outra.
Diante de uma possibilidade como esta que teremos ao longo deste ano de estudar e desenvolver ações concretas sobre estes temas, vamos nos animar em convidar, estimular e envolver nossa comunidade de base na CFE 2010. E não esqueça, envie as fotos e os fatos dos eventos da CFE para o nosso blog pelo e-mail unidadecaic@gmail.com.

Veja o que já está acontecendo e o que ainda estar por vir:

18 a 22 de janeiro: Encontro de Multiplicadores da Campanha da Fraternidade Ecumênica / Arquidiocese de Belém;

28 de janeiro, quinta-feira, 18h: Reunião de avaliação do Encontro da CFE de Belém e organização da Abertura da Campanha. Na Catedral Anglicana de Santa Maria (Serzedelo Correa, entre Gentil e Conselheiro);

28 a 30 de janeiro - Encontro da CFE na paróquia de Nazaré / Marituba, sempre as 19h.

31 de janeiro, domingo: Encontro de Multiplicadores em Muaná;

03 de fevereiro, quarta, às 8h: Reunião ampliada de acompanhamento da CFE 2010;

05 de fevereiro, sexta-feira: Curso da CFE 2010 na Pedreirinha.

05 a 07 de fevereiro: Encontro de Multiplicadores da Campanha da Fraternidade Ecumênica / Prelazia do Xingu;

14 e15 de fevereiro: Retiro da Pastoal da Juventude.

17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, 9h: Coletiva de imprensa da CFE 2010. Na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Belém;

20 de fevereiro, sábado: Curso da CFE na Livraria Paulus.

21 de fevereiro, domingo: Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 em Belém. Na Escadinha do Cais do Porto

--
Coordenação do CAIC
Tony Vilhena (metodista / ACER)
Lena Aguiar (luterana)
Celina Oliveira (católica / Focolares)
Revdo. Nádio Batista (presbiteriano)
Pe. Andréas Heyligers (católico)

Nenhum comentário: