sexta-feira, 8 de julho de 2011

6ª ROMARIA DA FLORESTA – 21 A 24 DE JULHO DE 2011



“Aqui está o nosso amor
e seremos fogo ardente.
Aqui estamos, irmãos
venceremos a morte”. (Gilmar Torres)

Está chegando a 6ª ROMARIA DA FLORESTA em Anapu. Essa Romaria nasceu a partir do assassinato da missionária Dorothy Stang em12 de fevereiro de 2005.
É um momento de profunda espiritualidade em que toda a comunidade unida caminha durante três dias, percorrendo 55 Km.da cidade de Anapu até PDS Esperança, para reafirmar o seu compromisso com a luta pelo direito à terra e em defesa da floresta. A Romaria tem sido uma vivência profética na qual se anunciam as boas novas alcançadas pelo povo ao longo de sua caminhada e se denunciam todas as violações e injustiças sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais daquela região.


PARTICIPE DESSE MOMENTO MÁGICO CHEIO DE MÍSTICA E MUITA ALEGRIA. 


DOROTHY VIVE! SEMPRE! SEMPRE! SEMPRE!

Telefones em Anapu
(91) 3694 - 1614 – casa das irmãs de Notre Dame .
(91) 3694 – 1339 – Paróquia

Telefones em Belém
(91) 3229-3191- Irmãs de Notre Dame

CONTINUAMOS DIZENDO NÃO A BELO MONTE!

No dia 30 de junho, em Belém, o Comitê Dorothy, juntamente com sindicalistas, índios, lideranças estudantis e de movimentos sociais contrários à construção de barragens na Amazônia, participou do ATO CONTRA A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE liderado pela índia, Sheila Yakarepi Juruna, da etnia Juruna, de Vitória do Xingu, região de Altamira (740 km de Belém).
A concentração ocorreu pela manhã, na Praça do Relógio, Centro Histórico de Belém, ocasião em que a guerreira do Xingu afirmou em seu primeiro discurso: “ Estou aqui, mais uma vez, conclamando a sociedade paraense para denunciar esse grande monstro – chamado Belo Monte – que estão tentando implementar a todo custo”.  Após a fala de representantes de algumas entidades, os ativistas saíram em marcha para a Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).


Já em frente ao Poder legislativo, durante o Ato Público, antes de entrar para receber a Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela indicação do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) Sheila, mais uma vez, indignada, desabafa: “Nós, povos indígenas do médio Xingu, não aceitamos que o Governo Federal venha destruir a nossa casa. O rio Xingu é nossa casa. É a nossa vida, por isso, estamos denunciando todas essas formas injustas com que o esse governo vem tentando implementar empreendimentos não só no  Xingu, mas em toda Amazônia Brasileira”. E disse ainda, que se não fosse os povos da floresta e da cidade se organizarem e irem à luta, o rio Xingu já estaria morto, junto com todos que dependem dele para sobreviver. Terminou agradecendo aos movimentos sociais e conclamando a união de todos “só seremos vencedores se estivermos de fato, unidos, porque essa causa é de todos nós. Não a Belo Monte é uma questão de honra para todos nós”.


quinta-feira, 7 de julho de 2011

ESTRELA DOROTHY



Apagaram uma estrela de primeira grandeza
Brilhante
Radiante
Nas terras da Amazônia que padece de um mal crônico
Conflitos de terra
Sangrenta guerra
Insiste em não cessar
E a morte declarar

Dorothy incomodava
Fazendeiros
Madeireiros
Grileiros
Defendia como ninguém os posseiros
Tombou pelas mãos sujas
Dos insanos pistoleiros
Que tiram vidas por dinheiro

Vives agora no Reino da Glória
Teu corpo descansa
No seio da terra
Que ainda não é livre
Continua cercada
Ensangüentada
E, portanto, a tantos negada.

Onde quer que estejas
Intercedes por nós ao Pai
Pede que assumamos
Os múltiplos desafios
De acabar com as cercas
De destruir as barreiras
Que impedem
Homens e mulheres
Serem iguais.

(Gilda Raposo – missionária leiga – Ananindeua/Pa)